Acesse o Curso Aqui!

Matriz de Planejamento Pedagógico e Design Instrucional/Educacional (Matriz DI) - Fase II

Atividades Curriculares do Curso:

Aulas

MODALIDADE: Semanal ( ) Modular ( X )

Tópico 1

Período

Objetivos do Módulo

1 de Fevereiro a 4 de Março

Neste Módulo, vamos aproveitar para nos conhecer melhor, a fim de diminuirmos a "distância" que virtualmente nos separa, para tanto, acesse o Fórum e apresente-se aos demais cursistas. Não nos esqueçamos de interagir com os demais, ok?

Vamos também conhecer a ferramenta de avaliação Quiz, ela nos ajudará a aprender e a perder o medo de ser avaliado. Neste primeiro Quiz as questões são de conhecimentos gerais, fáceis e agradáveis de serem respondidas. O importante é você se familiarizar com este tipo de avaliação, que será utilizada em todos os demais Módulos.

 

Bom curso a todos e a todas!

Tópico 2
 

Período

Objetivos do Módulo

 

5 de Março a 24 de Março

Este Módulo traça um mapa para criação e movimentação dos conselhos escolares e sua organização em fórum com sugestões para a criação e movimentação de uma política de gestão educacional para unidade de ensino (conselho) e redes ou sistemas de ensino (fórum).

 

Vamos conhecer então!

Tópico 3

Período

Objetivos do Módulo

25 de Março a 13 de Abril

Este Módulo tem como objetivo mostrar que o Conselheiro é um militante na construção da democracia e cidadania e que participa como corresponsável na construção de uma educação escolar inclusiva e de qualidade social. Sua prática é um processo de formação humana e exige momentos específicos de qualificação, que se realiza pela qualificação da prática educativa escolar. Ainda neste Módulo, é indicado que você inicie a elaboração de seu trabalho de finalização de curso, intitulado, Plano de Ação.

 

Vamos então discutir estas questões e agregar conhecimento para compor nosso Plano de Ação?

Tópico 4

Período

Objetivos do Módulo

14 de Abril a 3 de Maio

Neste Módulo, vamos discutir o financiamento da educação básica no Brasil e contribuir com os conselheiros escolares na análise e compreensão das questões referentes a essa temática. Nesse sentido, discute-se a questão do financiamento no âmbito legal, o papel dos movimentos e órgãos colegiados na garantia do direito à educação. Busca-se discutir, ainda, as políticas educacionais em um sentido mais amplo, ou seja, aquelas ligadas diretamente aos sistemas de ensino e as questões relacionadas à instituição e à participação da comunidade local e escolar.

 

Vamos à discussão então!

Tópico 5

Período

Objetivos do Módulo

4 de Maio a 23 de Maio

Este Módulo tem como objetivo discutir a valorização dos trabalhadores da educação básica e  levantar uma necessária reflexão juntamente com os Conselhos Escolares acerca destes trabalhadores: quem são, qual a sua trajetória histórica, que lugar ocupam na divisão social do trabalho, as razões da desvalorização social ou desprestígio que sofrem e o que pode e deve ser feito para que esse processo de valorização continue e dê bons frutos.

 

Vamos juntos refletir então!

Tópico 6

Período

Objetivos do Módulo

24 de Maio a 12 de Junho

Este Módulo prioriza reflexões sobre a Educação do Campo e as Escolas do Campo, a partir do entendimento das organizações sociais e encaminha sugestões para que cada coletivo escolar possa estabelecer seus próprios mecanismos que assegurarão a participação social na delimitação de suas ações, dando destaque ao conselho escolar como uma estratégia ímpar nesse contexto de democratização da educação e da sociedade, e objeto central deste caderno.

Também se procurará ampliar o debate em torno do princípio da igualdade e do desenvolvimento, focalizando algumas questões cruciais para a educação no cotidiano das escolas, tais como: vinculações da escola com a sociedade e com os projetos sócio-educativos, bem como o (re)conhecimento dos mecanismos de exclusão e discriminação de quaisquer ordens presentes na sociedade e na escola.

 

Vamos compreender então estas questões!

Tópico 7

Período

Objetivos do Módulo

26 de Março a 8 de Julho

Vamos elaborar um texto ou mesmo um hipertexto com links e figuras,

de um Plano de Ação imprescindível para o fortalecimento dos Conselhos Escolares do município em que você atua. Para que você realize seu Plano de Ação, leve em consideração o que aprendeu neste curso e o que os CEs da cidade em que você atua precisam na prática para se fortalecerem. Considere, também, as sugestões e discussões de tudo o que foi visto nas duas fases do curso de extensão e lembre-se que você não está partindo do zero em suas propostas.

 

Vamos ao trabalho então!

 

Tópico 8

Ajustando os Ponteiros

Período

Objetivos do Módulo

13 de Junho a 8 de Julho

Neste Módulo, vamos revisar todos os Módulos anteriores por meio da elaboração de atividades a serem depositadas no Portfólio. Serão propostas questões reflexivas que oportunizarão uma maior aprendizagem por Módulo de todo o conteúdo até então discutido. 

 

Vamos aproveitar mais esta oportunidade!

  

 

Fóruns de Discussão

Atividades Assíncronas

Ordem

Local

 

Descrição

Avaliação

Peso %

1

 

Tela

Inicial

 


Fórum de Notícias e Avisos


 

 

 

Olá, Cursistas!

 

Este é um espaço onde vocês receberão notícias sobre o andamento do curso, novidades durante a oferta e todas as informações novas que tratem do curso e desta sala como um todo.

 

Também serão trazidos até vocês, por meio deste espaço, avisos sobre início e fim de prazos de atividades, trabalhos e tarefas, sejam elas avaliativas ou não.

 

Portanto, fiquem atentos a cada postagem feita aqui pela coordenação do curso ou pelo seu tutor para não perder nada durante esse tempo em que estivermos juntos, ok?

 

Coordenação do Curso

Formação Continuada a Distância em Conselhos Escolares

 

 

Tipo:

(  ) Única Discussão

(  ) Geral

 

(X) Sem Nota

(  ) Nota Média 

(  ) Escala LV

0

2

Tela Inicial


Fórum Tira-dúvidas dos Módulos


 

Caros Cursistas,

 

O caminho é bastante trabalhoso e certamente dúvidas irão surgir. E não há melhor forma de resolver qualquer questionamento do que este fórum, espaço onde vocês encontrarão seu tutor em qualquer instante onde sentir dificuldades ou tiver dúvidas sobre o conteúdo dos cadernos em estudo.

 

Assim, caso tenham dúvidas quanto ao texto apresentado neste caderno, bem como quanto às atividades, não deixem de visitar este espaço. Certamente, aqui qualquer inquietação será bem-vinda. Afinal, não esqueçam que a sua dúvida pode ser a do seu colega também.

 

Exatamente por isso, antes de abrir um novo tópico de discussões, vejam se as suas questões já não foram feitas por um colega nas postagens anteriores. Se sim, vejam se a resposta do tutor (ou mesmo de outros colegas) satisfaz suas necessidades. Senão, complemente a questão. O debate também é fundamental para o aprendizado, inclusive de quem está do lado de cá.

 

Assim, perguntem, questionem, discordem. Este é um espaço para que vocês contribuam com sua formação, a de seus colegas e de todos nós que estamos envolvidos no curso. Estejam à vontade, sempre seguindo os preceitos da netiqueta de respeito ao outro.

 

Bons estudos!

 

Coordenação do curso

Formação Continuada a Distância em Conselhos Escolares

 

 

Tipo:

( x) Única Discussão

(  ) Geral

 

(X) Sem Nota

(  ) Nota Média 

(  ) Escala LV

0

3

Tela Inicia


Fórum de Avaliação


 

O que sugiro? O que critico? O que elogio?

 

Coordenação do curso

Formação Continuada a Distância em Conselhos Escolares

 

Tipo:

(  ) Única Discussão

(  ) Geral

 

(X) Sem Nota

(  ) Nota Média 

(  ) Escala LV

0

4

Tópico 1

 


Fórum do Módulo de Ambientação


 

Antes de tudo é muito importante que os(as) seus(suas) colegas e toda a equipe da UFC o(a) conheça e, por isso, será preciso que altere seu perfil no ambiente. Para isso, adicione uma foto atual de sua preferência, evidenciando o seu rosto, e faça uma boa descrição sobre você, destacando sua formação, sua atuação profissional e seus gostos e preferências pessoais.

 

Agora, participe do fórum de apresentação fazendo uma breve apresentação pessoal, dizendo em qual município você atua e escrevendo um pouco a respeito do que o(a) trouxe a esse curso e quais são as suas expectativas.

 

Após essa primeira participação, interaja com algum(a/uns/as) colega(s), ou seja, leia a(s) postagem(ens) dele(a/s/as) e faça comentários, observando e comentando as semelhanças e/ou diferenças que lhe chamaram a atenção em sua(s) postagem(ens).

 

Ao interagir com algum(a) colega, lembre-se de começar a sua postagem saudando (cumprimentando) este(a) colega, para que todos(as) possam saber com quem você está dialogando. Lembre-se também de assinar sua postagem colocando seu nome ou a forma com a qual gosta de ser chamado(a).

 

O objetivo é compreender como responder um tópico já criado, algo que será fundamental ao longo do curso. Participe do fórum, mas também compartilhe ideias, conheça os(as) colegas, comente se achar pertinente e faça amizades.

 

 

Sejam Bem-vindos e Boa Discussão!

 

Coordenação do curso

Formação Continuada a Distância em Conselhos Escolares

 

Tipo:

(  ) Única Discussão

(  ) Geral

 

( x) Sem Nota

(  ) Nota Média

(  ) Escala LV

 

0

5

Tópico 2

 

Fórum do Módulo 1


As Raízes Profundas do Conselho Escolar e Sua Organização em Fórum


 

Para participar desse Fórum, inicie fazendo uma primeira leitura do Caderno 12. Depois, realize uma segunda leitura destacando e anotando as principais ideias e conceitos apresentados.

Destaca-se na página 15 do Caderno 12, o texto abaixo:

 

"Portanto, não é por ter "vontade de fundar" um Conselho Escolar que uma pessoa está provida do direito de impor a alguém que crie e participe do mesmo. As raízes profundas de um Conselho Escolar germinam no interior das pessoas que têm necessidade de melhorar a escola do seu filho, ou de educadores que acreditam nas pessoas que educam. É preciso saber dos aspectos legais, da história e do sentido que o Conselho Escolar assume enquanto uma estratégia para efetivar um projeto de educação que contribua com educadores e educandos, para realização de sua vocação ontológica, melhorando como ser humano." (p. 15)

 

Para uma discussão reflexiva sobre o texto acima, discuta no fórum com seus colegas, a partir dos questionamentos norteadores a seguir:

 

1) Quais são as raízes profundas dos Conselhos Escolares no contexto da rede de ensino na qual você exerce atividade profissional?

2) Existe grupo articulador (ou algo similar) na cidade em que atua? Se a resposta for afirmativa, qual é sua composição?

3) Você acredita que os grupos articuladores podem melhorar a atuação do Conselho Escolar? De que forma?

4) Qual é a importância de um fórum de Conselhos Escolares?

 

 

Bons Estudos e Boa Discussão!

Tipo:

( x) Única Discussão

(  ) Geral

 

Nota:

(  ) Sem Nota

(  ) Nota Média

(X) Escala LV

Nº Mínimo de Mensagens:

(  ) 1

(x) 2

(  ) 6

(  ) 10

 

6

6

Tópico 3

 

Fórum do Módulo 2


Conselho Escolar Como Espaço de Formação Humana: Círculo de Cultura e a Qualidade da Educação.


 

Fundamentado no Caderno 6 , reflita sobre a perspectiva metodológica do Círculo de Cultura.

Agora, com base em sua experiência no campo educacional e a partir da leitura desse caderno, discuta com os seus(suas) colegas a partir da seguinte indagações:

 

De que forma a sua experiência como educador(a) poderia ajudá-lo(a) a realizar Círculos de Cultura em sua prática educacional?

 

Para uma discussão reflexiva sobre o texto acima, discuta no fórum com seus colegas, a partir dos questionamentos norteadores a seguir:

 

a) O que você entende por "Círculos de Cultura"?

 

b) Os(as) educadores(as) devem buscar uma sociedade que exercite a democracia participativa, diferente do modelo atual de sociedade estruturada na democracia representativa. Como isso poderia acontecer nas escolas?

 

c) A formação dos conselheiros escolares é primordial para o fortalecimento do colegiado. Por que formação continuada dos conselheiros escolares e como realizá-la?

 

 

 


Bons Estudos e Boa Discussão!

Tipo:

( x) Única Discussão

(  ) Geral

 

Nota:

(  ) Sem Nota

(  ) Nota Média

(X) Escala LV

Nº Mínimo de Mensagens:

(  ) 1

(x) 2

(  ) 6

(  ) 10

 

6

7

Tópico 4

 

Fórum do Módulo 3


Conselho Escolar e o Financiamento da Educação no Brasil


 

Conforme o Caderno 7:

 

 "o papel do Conselho Escolar é o de assumir a luta pela efetivação do direito à educação no âmbito de suas atribuições. Ou seja, lutar pela garantia do acesso à escola, na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio, e para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem daqueles que estão na escola. Essas lutas são fundamentais para a efetivação do direito à educação de qualidade. É importante destacar, ainda, que, para que se efetive o direito social à educação, é necessário garantir o financiamento das diversas etapas e modalidades da educação básica." (p. 18)

 

Com base nesta afirmação, reflita sobre a importância do Conselho Escolar planejar e acompanhar o FUNDEB e discuta com os seus(suas) colegas a partir da seguinte indagação:

 

Qual o papel do Conselho Escolar no planejamento e no acompanhamento da aplicação do FUNDEB, como meio de garantir a melhoria da instituição escolar?

 

Para uma discussão reflexiva sobre o texto acima, discuta no fórum com seus colegas, a partir dos questionamentos norteadores a seguir:

a) Qual a importância do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) para o processo educativo de sua cidade?

b) Qual o papel do financiamento para a manutenção do desenvolvimento do ensino em busca de uma qualidade efetiva na educação?

 

 

 

Bons Estudos e Boa Discussão!

 

Tipo:

(x) Única Discussão

(  ) Geral

 

Nota:

(  ) Sem Nota

(  ) Nota Média

(X) Escala LV

Nº Mínimo de Mensagens:

(  ) 1

(x) 2

(  ) 6

(  ) 10

 

 

6

8

Tópico 5

 

Fórum do Módulo 4


O Conselho Escolar e a Valorização dos Trabalhadores da Educação


 

Para participar desse fórum será preciso responder, de forma reflexiva sobre as semelhanças e divergências entre Associação de Pais e Mestres (APM) e/ou Associação de Pais e Professores (APP) e o Conselho Escolar (CE), assim como, suas contribuições para a valorização dos trabalhadores da educação.

Portanto, nosso questionamento central é:

Quais as semelhanças e diferenças entre uma APM e/ou APP e um Conselho Escolar?

Para uma discussão reflexiva sobre o texto acima, discuta no fórum com seus colegas, a partir dos questionamentos norteadores a seguir:

 

a) Quais as características de uma APM e/ou APP e do CE?

b) O que caracteriza a organização (composição; funções), as atribuições (o que se discute; o que se decide) e o funcionamento (periodicidade) desses colegiados?

b) Que posturas e ações os organismos colegiados da escola podem desenvolver no sentido de contribuir para a valorização dos trabalhadores da educação?

 

Bons Estudos e Boa Discussão!

Tipo:

( x) Única Discussão

(  ) Geral

 

Nota:

(  ) Sem Nota

(  ) Nota Média

(X) Escala LV

Nº Mínimo de Mensagens:

(  ) 1

(x) 2

(  ) 6

(  ) 10

 

 

6

9

Tópico 6

 

Fórum do Módulo 5


 Conselho Escolar e a Educação do Campo


 

Com o Caderno 9 refletimos sobre a Educação do Campo e as Escolas do Campo, a partir do entendimento das organizações sociais.

Como levar em conta as peculiaridades e gerar possibilidades para que cada coletivo escolar possa estabelecer seus próprios mecanismos que assegurem a participação social na delimitação de suas ações, e assim, promover uma educação de qualidade às Escolas do Campo?

Para uma discussão reflexiva sobre o texto acima, discuta no fórum com seus colegas, a partir dos questionamentos norteadores a seguir:

 

a) Considerando as especificidades da Educação do Campo, quais as possibilidades de organização e funcionamento do Conselho Escolar?

b) Como o Conselho Escolar deve agir para garantir que sejam levadas em consideração, na educação campesina, as peculiaridades que influenciam o meio rural?

        

 

Bons Estudos e Boa Discussão!

Tipo:

(x) Única Discussão

(  ) Geral

 

Nota:

(  ) Sem Nota

(  ) Nota Média

(X) Escala LV

Nº Mínimo de Mensagens:

(  ) 1

(x) 2

(  ) 6

(  ) 10

 

6

10

Tópico 8

Fórum Tira-dúvidas


Plano de Ação


 

Caros Cursistas,

O caminho é bastante trabalhoso e certamente dúvidas irão surgir. E não há melhor forma de resolver quaisquer questionamentos do que este fórum, espaço onde vocês encontrarão seu tutor em qualquer instante onde sentir dificuldades ou tiver dúvidas sobre o conteúdo deste caderno.

Assim, caso tenham dúvidas quanto ao texto apresentado neste caderno, bem como quanto às atividades, não deixem de visitar este espaço. Certamente, aqui qualquer inquietação será bem-vinda. Afinal, não esqueçam a sua dúvida pode ser a do seu colega também.

Exatamente por isso, vejam se as suas questões já não foram feitas por um colega nas postagens anteriores. Se sim, vejam se a resposta do tutor (ou mesmo de outros colegas) satisfaz suas necessidades. Senão, complemente a questão. O debate também é fundamental para o aprendizado, inclusive de quem está do lado de cá.

Assim, perguntem, questionem, discordem. Este é um espaço para que vocês contribuam com sua formação, a de seus colegas e de todos nós que estamos envolvidos no curso. Estejam a vontade, sempre seguindo os preceitos da netiqueta de respeito ao outro.

 

Bons estudos!

Coordenação do curso
Formação Continuada a Distância em Conselhos Escolares

 

Tipo:

( x) Única Discussão

(  ) Geral

 

Nota:

( x ) Sem Nota

(  ) Nota Média

(  ) Escala LV

 

0

Observações:

No caso de Fórum LV, o "Nº Mínimo de Mensagens" corresponde a menor quantidade de postagens que habilitam o aluno à nota dez, desde que categorizadas com LV Ícone Azul.

 

Tarefas/Portfólio

Atividades Individuais

Ordem

Local

Atividades Propostas

Avaliação

Peso%

1

Tópico 1

 

Portfólio Ambientação


Cronograma de Estudos


 

Prepare de acordo com o modelo de atividade disponibilizado abaixo, o seu cronograma de estudos para esta disciplina. Esse cronograma representará o seu compromisso para consigo mesmo e para com todos aqueles que muito trabalharam na elaboração deste curso. Envie seu cronograma através do recurso Tarefa/Portfólio, que se encontra no ambiente virtual de aprendizagem Moodle.

 

 

 

Bom Trabalho!

 

(  ) Sem Nota

(  ) Nota Média  (x) Escala LV

0

2

Tópico 2

 

Notas - Quiz do Módulo 1

(  ) Sem Nota

(  ) Nota Média

(x) Escala LV

6

3

Tópico 3

 

Notas - Quiz do Módulo 2

(  ) Sem Nota

(  ) Nota Média

(x) Escala LV

6

4

Tópico 4

 

Notas - Quiz do Módulo 3

(  ) Sem Nota

(  ) Nota Média

(x) Escala LV

6

5

Tópico 5

 

Notas - Quiz do Módulo 4

(  ) Sem Nota

(  ) Nota Média

(x) Escala LV

6

6

Tópico 6

 

Notas - Quiz do Módulo 5

(  ) Sem Nota

(  ) Nota Média

(x) Escala LV

6

7

Tópico 8

 

Recuperação do Módulo 1


As Raízes Profundas do Conselho Escolar e Sua Organização em Fórum


 

Leia com atenção a Parte II – Raízes e processos de criação e movimentação do Fórum de Conselhos Escolares do Caderno 12 e reflita sobre a situação do CE no município em que atua, redigindo um texto com o tema:

"Grupo articulador, Conselho Escolar e os princípios da gestão democrática: o que podemos aprender com as práticas de fórum de Conselhos Escolares?"

 

 

Bom Trabalho!

 

(  ) Sem Nota

(x) Nota 0 a 100  (  ) Escala LV

 

8

Tópico 8

Recuperação do Módulo 2


Conselho Escolar Como Espaço de Formação Humana: Círculo de Cultura e a Qualidade da Educação


 

O Caderno 6 teve dois grandes objetivos:
1º) Compreender a importância do espaço de formação continuada;
2º) Aprender a utilizar o círculo de cultura, segundo Paulo Freire.

A partir desses objetivos e da leitura do Caderno 6, verificamos que o "[...] processo de construção humana é permanente e depende da ação consciente e intencional das pessoas. Não é algo que se herda ou se ganha, nem algo que se conquista, mas se constrói. A formação humana e a escola, o Conselho Escolar e a atuação dos Conselheiros são historicamente construídos, por meio da ação dos grupos sociais." [...] Portanto, no Círculo de Cultura trabalha-se com relações humanas de colaboração, co-responsabilidade e solidariedade." (p. 39)

Considerando os objetivos do Caderno 6 e a citação acima, elabore um texto que mostre a relação do círculo de cultura com o Conselho Escolar e sua importância para a formação dos conselheiros.

 

 

                                Bom Trabalho!

 

(  ) Sem Nota

(x) Nota 0 a 100  (  ) Escala LV

 

9

Tópico 8

 

 

Recuperação do Módulo 3


Conselho Escolar e o Financiamento da Educação no Brasil


 

 "No caderno 7 é afirmado que "[...] o coletivo da escola deve participar da definição das prioridades, dos objetivos e de como eles serão atingidos, quais os recursos disponíveis para se alcançar esses objetivos, como e onde as verbas recebidas pela escola serão aplicadas e o que pode ser feito para alocação de novas verbas." (p. 60)

Sendo este um dos propósitos dos Conselhos Escolares, após diagnosticar quantos CEs há em sua cidade e como estes estão funcionando, construa uma pequena ação que poderia fortalecer a descentralização da gestão financeira desse colegiado.

 

Bom Trabalho!

 

(  ) Sem Nota

(x) Nota 0 a 100  (  ) Escala LV

 

10

Tópico 8

 

Recuperação do Módulo 4


O Conselho Escolar e a Valorização dos Trabalhadores da Educação


 

O Caderno 8 teve três grandes objetivos:

1º) Discutir sobre a valorização dos(as) trabalhadores(as) em educação básica, bem como entender quais são as principais dificuldades enfrentadas por eles(as) no âmbito escolar;
2º) Analisar quais são as medidas necessárias a serem tomadas pelo Conselho Escolar para que ocorra a valorização dos(as) trabalhadores(as) em educação básica;
3º) Refletir e posicionar-se sobre as ações presentes no cotidiano escolar, referentes à valorização dos(as) trabalhadores(as) em educação básica, que são exigidas pela LDB 9.394/96.

A partir desses objetivos, redija um texto que responda a seguinte questão: Tendo como principal fonte a LDB 9.394/96, quais são os aspectos referentes aos(às) trabalhadores(as) da educação básica do plano legal (aquilo que está presente nesta lei) que estão contidos, ou não, no plano real (aquilo que acontece na prática)?


)

 

Bom Trabalho!

 

(  ) Sem Nota

(x) Nota 0 a 100  (  ) Escala LV

 

11

Tópico 8

 

Recuperação do Módulo 5


 Conselho Escolar e a Educação do Campo


 

O caderno 9 teve dois grandes objetivos:
1º) Conhecer a realidade da Educação no Campo, com suas peculiaridades, valorizando a cultura e os saberes das crianças deste meio;
2º) Fazer do Conselho Escolar um colegiado que discuta e delibere ações capazes de promoverem a qualidade da Educação no Campo.

Já o caderno 10 teve outros dois objetivos:
1º) Refletir sobre a importância da escola, enquanto um espaço de desenvolvimento de igualdade social;
2º) Fazer do Conselho Escolar um colegiado que discuta e delibere ações neste contexto, levando em consideração o exercício coletivo da cidadania.

A partir desses quatro objetivos, redija um texto que analise a importância da participação "de todos os segmentos envolvidos no processo educativo" (Caderno 10, p. 52) do Conselho Escolar, destacando a importância do exercício da cidadania e da valorização da cultura e dos saberes das crianças do Campo.

 

Bom Trabalho!

 

(  ) Sem Nota

(x) Nota 0 a 100  (  ) Escala LV

 

Observações:

  • Configurar Notas no bloco administração do Moodle para fornecer a média das atividades "Acertando os ponteiros" no Tópico 8.

 

  • Manter "oculta" as Tarefas criadas para receber as notas dos Quizzes (Notas - Quiz do Módulo 1 ao Módulo 5).

 

Chat / Sala de Bate Papo Síncrono

Atividades Síncronas

Ordem

Local/

Período

Descrição

Avaliação

Peso %

1

Tela Inicial

(Aberto ao longo de todo curso)

 


Chat de Apoio aos Módulos


 

Plantão Online (Dia:   /   /     Hora:     )

 

Espaço destinado a bate-papo informal entre alunos-alunos ou Professor-tutor/coordenação/alunos.

(X) Sem Nota

(  ) Nota Média  (  ) Escala LV

 

0

Observações:

 

Wiki

Produção de Hipertexto - Atividades Colaborativas ou Individual

Ordem

Local/

Período

Descrição

Avaliação

Peso %

1

Tópico 7


Plano de Ação


 

Caro(a) cursista,

 

Elabore um Plano de Ação imprescindível para o fortalecimento dos Conselhos Escolares do município em que atua. contendo:

1. Problema levantado a partir do diagnóstico realizado nas atividades anteriores (Problemática e seu Diagnóstico).

2. Ação proposta para o problema levantado (Proposta de ação).

3. Objetivos da ação proposta para o problema levantado (Objetivos da ação).

4. Descrição dos procedimentos necessários para a operacionalização da ação proposta (Procedimentos da ação – detalhando estes procedimentos).

5. Cronograma previsto para a operacionalização da ação proposta (Cronograma da ação).

6. Procedimentos para o acompanhamento da operacionalização da proposta e de seus resultados (Acompanhamento da ação).

 

Observação 1

 

Para que você realize seu Plano de Ação, leve em consideração o que aprendeu neste curso e o que os CEs da cidade em que atua precisam na prática para se fortalecerem. Considere, também, as sugestões e discussões de tudo o que foi visto nas duas fases do curso de extensão e lembre-se que você não está partindo do zero em suas propostas.

 

Observação 2

 

Para ajudá-lo(a) na realização do Plano de Ação, acesse o link abaixo. Neste material você encontrará 12 Planos de Ação construídos pelos alunos da 1ª oferta deste curso na UFSCAR.

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=8683&Itemid=

 

Dúvidas? Entre em contato com seu(sua) tutor(a).

 

 

Bom Trabalho!

 

Coordenação do curso

Formação Continuada a Distância em Conselhos Escolares

1-Tipo de Grupo:

(   ) Nenhum Grupo

( x) Grupos Separados 

(   ) Grupos Visíveis

 

2 – Membros por Grupo: 1

 

3 - Avaliação

(  ) Sem Nota

(  ) Nota Média 

(X) Escala LV

Nº Mínimo de Contribuições Individuais:

(x) 0     (  ) 1

(  ) 2     (  ) 3

(  ) 4     (  ) 5

 

40

Observações:

 

Questionários ou Quizzes

Atividades para Verificar a Aprendizagem

Ordem

Local

Configurações do Quiz / Descrição

 

1 - Nome: (ver abaixo)

 

2 - Introdução:

Caro cursista,

 

Em cada módulo de nosso curso você deverá realizar um Quiz. Trata-se de um tipo de avaliação online com o propósito de verificar seu conhecimento acerca dos conteúdos tratados em cada unidade didática.

 

Nossa intenção é oportunizar aprendizagens, portanto os Quizzes constituem uma espécie de avaliação assistida, formativa, ou seja, eles te ajudarão a consolidar os conteúdos estudados, isso quebra a ideia da temível prova. Avaliar com Quizzes é aprendizagem com satisfação.

 

A metodologia proposta consta em oferecer três tentativas para cada Quiz proposto ao longo do curso, sendo que permanecerá a maior nota. Cada Quiz permanece aberto enquanto durar o módulo. Todas as questões apresentar-se-ão numa só página, ao seu final clique em: "Salvar sem enviar", caso ainda queira repensar suas respostas, ou "Enviar tudo e terminar", caso tenha realmente concluído.

 

Em questões de completar lacunas ou respostas digitalizadas, dispense símbolos, unidades e pontuações, mas não se esqueça da correta ortografia.

 

Para iniciar a atividade, clique em "Pré-visualizar questionário agora" no final desta página.

Bons Estudos!

 

3 - Tempo

Abrir/Encerrar o questionário na data de cada aula

 

4 - Visualização

Nº Questões por Páginas: Ilimitado

Misturar as perguntas: Sim

Misturar entre as questões: Sim

 

5 - Tentativas

Intervalo entre tentativas – Nenhum 

Tentativas permitidas – 3

Cada tentativa se baseia na última: Não

Modo adaptativo: Não

 

6 - Notas

Método de avaliação – Nota mais alta      

Aplicar penalidades - Sim

Números decimais nas notas: 2

 

7 - Segurança

        Segurança do navegador – Janela popup segura

        Senha necessária – Não               

        Requer endereço de rede – Não

 

 

     8 – Opções de Revisão:

                                                         Após               Enquanto                   Depois

            Respostas                             (*)                   (*)                               (  )

            Feedbacks                            (x)                  (x)                               (x)

            Nota                                        (x)                  (x)                               (x)

            Feedback  Geral                   )                  (  )                                (x)

*Caso marque este item, o aluno verá as respostas antes de fazer a tentativa seguinte.

 

     9 - Feedback  geral: Limite das notas/Feedback

  • 100%-70% - Muito bem! Continue se dedicando. Parabéns!
  • 70%-50% - Você está na média, mas se estudasse um pouco mais poderia ter tirado uma nota melhor ainda!
  • 50%-30% Você pode melhorar sua nota! Que tal dedicar mais tempo de leitura e estudo de nosso módulo?
  • 30%-0% - Não desista! Você é capaz! Comece a ler tudo de novo e refaça seu Quiz...você vai conseguir!

 

1

Tópico 1

Quiz Ambientação


Conhecimentos Gerais


 

2

Tópico 2

Quiz do Módulo 1


Conselho Escolar e sua organização em fóruns


 

 

 

3

Tópico 3

Quiz do Módulo 2


Conselho Escolar, círculo de cultura e qualidade da educação


 

 

4

Tópico 4

Quiz do Módulo 3


O financiamento da educação no Brasil


 

 

5

Tópico 5

Quiz do Módulo 4


A valorização dos trabalhadores em educação


 

 

 

6

Tópico 6

Quiz do Módulo 5


 A educação do campo / A relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social


 

 

Observações:

As matrizes dos Quizzes serão encaminhadas para a equipe técnica.

 

Encontros Presenciais 

 

Descrição

 

Avaliação

Turnos

Peso %


Encontro Presencial Inicial


Encontro Inicial (aula inaugural) presencial no início do Curso, a ser transmitido para todos os cursistas por web conferência, ou tecnologia equivalente. 

 

Essa aula inicial se constituirá na apresentação do Curso e de toda a equipe da Universidade responsável pela sua execução, além da divulgação da metodologia utilizada e da importância da participação e não evasão dos cursistas.

 

(x) Sem Nota

( ) Nota Média 

( ) Escala LV

2

0

 

Biblioteca/Material de Apoio

Arquivos a serem disponibilizados

Ordem

Local

Descrição

1

Tela Inicial

Orientações Gerais

- Orientações para participar em Fóruns (Ver Anexo)

- Orientações para realizar e enviar a atividade Tarefa/Portfólio (Ver Anexo)

- Orientações para realizar a atividade hipertextual do Plano de Ação (Ver Anexo)

- Modelo de Plano de Ação

- Contrato didático - Elaborar apresentação de slides com dados do curso e forma de avaliação (Ver Anexo)

2

Tópico 2

Biblioteca 1

Importar dados de 
Caderno 12 - Conselho Escolar e sua organização em fórum

3

Tópico 3

Biblioteca 2

Importar dados de 
Caderno 6 – Conselho Escolar como Espaço de Formação Humana: círculo de cultura e qualidade da educação

4

Tópico 4

Biblioteca 3

Importar dados de 
Caderno 7 – Conselho Escolar e o financiamento da Educação no Brasil

5

Tópico 5

Biblioteca 4

Importar dados de
Caderno 8 – A valorização dos trabalhadores da educação básica é um imperativo histórico

6

Tópico 6

Biblioteca 5

Importar dados de 
Caderno 9 – Conselho Escolar e a Educação do Campo

 

Caderno 10 – Conselho Escolar e a Relação entre a Escola e o Desenvolvimento com Igualdade Social

7

Tópico 8

Biblioteca Ajustando os Ponteiros

Importar arquivos de todos os endereços acima

 

Agenda 

Eventos e Datas

Evento

Data

Descrição/Observações

V SEMINÁRIO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM CONSELHOS ESCOLARES

09/03/2013

-Organização do evento;

- Recepcionar convidados e cursistas

Módulo de Ambientação

1 de Fevereiro a 4 de Março

Acompanhamento Virtual Fórum e Portfólio

Módulo 1

5 de Março a 24 de Março

Acompanhamento Virtual Fórum e Quiz

                              Módulo 2                              

25 de Março a 13 de Abril

Acompanhamento Virtual Fórum e Quiz

Módulo 3

14 de Abril a 3 de Maio

Acompanhamento Virtual Fórum e Quiz

                            Módulo 4                            

4 de Maio a 23 de Maio

Acompanhamento Virtual Fórum e Quiz

Módulo 5

24 de Maio a 12 de Junho

Acompanhamento Virtual Fórum e Quiz

Plano Inicial

26 de Março a 8 de Julho

Acompanhamento Virtual Fórum e Wiki

Acertando os Ponteiros

13 de Junho a 8 de Julho

Acompanhamento Virtual Portfólio

Término do Curso

31 de Julho

- Preparação dos Relatórios de Notas;

-Divulgação de Aprovados;

-Reunião de Avaliação do Curso

 

 


ANEXO 1

Orientações para participar em Fóruns

 

 

Caro(a) cursista,

Esteja atento às especificações solicitadas no enunciado da atividade.Inicie fazendo uma primeira leitura do Caderno referente à atividade.

 

Depois, faça uma segunda leitura destacando e anotando as principais ideias e conceitos apresentados. Procure refletir antes acerca dos questionamentos norteadores que o ajudarão na interpretação do tema proposto.

 

Agora, responda ao tema proposto neste fórum de forma reflexiva e, a seguir, abra a discussão com os demais cursistas.

 

Para enviar uma mensagem no Fórum click na aba responder que aparece ao final da mensagem do fórum. Digite sua contribuição referente ao tema proposto e ao final click em Enviar Mensagem ao Fórum. Automaticamente sua mensagem aparecerá salva no corpo de mensagens do Fórum.

 

Critérios de Avaliação

  • Participar do fórum com no mínimo duas inserções (reflexões e/ou opiniões), distribuídas durante o período de 15 dias. Tempo em que discutiremos o Caderno estudado. Sugestão: uma participação por semana.
  • Apresentar argumentos coerentes demonstrando leitura do caderno e/ou relacionando-os à sua experiência como educador(a).
  • Participar da discussão interagindo com os(as) colegas, ou seja, expor suas ideias relacionando-as com o que foi dito por outros(as) colegas, demonstrando as leituras das postagens deles e contribuindo para o aprendizado colaborativo.
  • Respeitar as normas de "netiqueta" (ética na internet). Para tanto, leia o material contido neste link
    A comunicação em EaD: A comunicação escrita.
  • Escrever suas ideias com clareza, coesão e objetividade, obedecendo às normas gramaticais da língua portuguesa.
  • Acompanhe suas notas no bloco "Notas LV".

 

  • Para acessar suas notas basta clicar em "Avaliação Processual" no bloco "Notas LV" acima e, a seguir, acessar os Vetores-Aprendizagem de cada atividade.

 

 

  • Por meio dos seguintes ícones, vamos avaliar suas mensagens:

 

LV Ícones

CATEGORIZAÇÃO DAS MENSAGENS/ARQUIVOS ANEXADOS

Muito Bom

• Reflexões aprofundadas; Mensagens que podem apresentar, além de respostas e comentários, significativos questionamentos, ou mesmo, sínteses de ideias que surgem na discussão/aprendizagem do tema proposto, gerando mais interações.

Bom

• Boas reflexões; Mensagens que apresentam respostas e comentários significativos para discussão/aprendizagem do tema proposto.

Regular

• Razoáveis reflexões; Mensagens limitados e de forma superficial acerca do tema proposto para a discussão/aprendizagem.

Fraco

• Reflexões vazias de conteúdo; Mensagens que pouco agregam valor à discussão/aprendizagem do tema proposto.

  Não Satisfatório

• Aprendiz que assume posição passiva. Mensagens que em nada contribuem para a discussão/aprendizagem do tema proposto. Cursista que se limita a enviar mensagens de concordância ou conteúdos sem originalidade.

  Neutro

• Mensagens sem relação alguma com o tema proposto, ou mensagens de esclarecimentos, saudações, recados, agradecimentos etc.

 

  • Caso suas duas primeiras mensagens, a principal de resposta ao tema proposto e a primeira de interação com outros participantes do fórum, sejam categorizadas com LV Ícone Azul, sua nota será dez, caso sejam LV Ícones diferentes destes, você terá que enviar mais mensagens ao fórum até que atinja seu dez. O importante é que o sistema sempre possibilita que você alcance a nota máxima na atividade.

 

Boa Discussão!

 

 


ANEXO 2

Orientações para realizar e enviar a atividade Tarefa/Portfólio

Caro(a) cursista,

Com base nas análises feitas por você, redija um texto individual no qual:

  • Identifique o texto com uma capa contendo seu nome completo, turma, nome do(a) tutor(a) e título da atividade.
  • O corpo do texto deve conter entre 3000 e 5000 caracteres contando espaços (Min. 1 página - Max. 3 páginas), incluindo referências bibliográficas e excluindo o título e o cabeçalho.
  • Respeite a seguinte formatação: Fonte Arial 11, espaço 1,5, alinhamento justificado, margens superior e inferior 2,5 cm, direita e esquerda 3 cm.
  • Coloque as referências bibliográficas e as devidas citações para não incorrer em plágio.
  • Salve o texto elaborado em seu computador.

Importante!

Para encaminhar sua atividade pela Plataforma Moodle, clique no ícone "Procurar..." logo abaixo do enunciado da atividade e adicione o arquivo do texto redigido. Em seguida, clique no ícone "Enviar este arquivo". Pronto! Seu arquivo está na Plataforma. 

 

Dúvidas? Entre em contato com seu tutor.


Critérios de Avaliação

  • Participar da atividade dentro do prazo previsto.
  • Demonstrar leitura dos conteúdos tratados nos tópicos dos Cadernos e textos indicados.
  • Articular suas reflexões às informações coletadas durante a participação nos Módulos desta Fase.
  • Escrever suas ideias com clareza, objetividade, coesão e coerência, obedecendo às normas gramaticais da língua portuguesa.
  • Entregar a atividade de acordo com as normas de apresentação e formatação (cabeçalho, nº de caracteres, alinhamento e espaçamento, citação de fonte e bibliografia).
  • Acompanhe suas notas no bloco "Notas LV".

 

  • Para acessar suas notas basta clicar em "Avaliação Processual" no bloco "Notas LV" acima e, a seguir, acessar os Vetores-Aprendizagem de cada atividade.

 

 

  • Por meio dos seguintes ícones, vamos avaliar seu arquivo enviado:

 

Notas LV Tarefa/Portfólio

LV Ícone

Escala

Qualitativa

Valor Associado a Domínio de Conteúdo - Pontualidade/Apresentação

Muito Bom

Excelente domínio de conteúdo

10,0

9,98

9,91

9,81

9,66

Bom

Bom domínio de conteúdo

9,47

9,24

8,97

8,66

8,31

Regular

Razoável domínio de conteúdo

7,93

7,52

7,07

6,59

6,09

Fraco

Fraco domínio de conteúdo

5,56

5,00

4,42

3,83

3,21

Não Satisfatório

Ideias desconexas e sem muita relação com a atividade proposta

2,59

1,95

1,31

0,70

0,00

Neutro

Arquivo sem relação alguma com o tema proposto ou arquivo em branco

Não Agrega Nota

 

 

Bom Trabalho!

 

 


ANEXO 3

Orientações para edição e formatação da atividade Textual/Hipertextual

Caro(a) cursista,

Com base nas análises e estudos feitos até então por você, redija um texto/hipertexto  individual no qual:

  • Essa é uma ferramenta de edição de texto/hipertexto semelhante a um aplicativo de elaboração de documentos digitalizados.
  • Identifique no texto/hipertexto seu nome completo, turma, nome do (a) tutor (a) e título da atividade.
  • Não se esqueça de inserir as referências bibliográficas e as devidas citações para não incorrer em plágio.Lembre-se de explorar os botões de formatação de texto que essa ferramenta de produção de texto/hipertexto oferece.

Como inserir um link para um site internamente em sua página textual/hipertextual

  1. Em um navegador da Web, localize o site que você gostaria de vincular a sua página textual/hipertextual do curso.
  2. Selecione e copie o endereço do site (ctrl + C no teclado).
  3. Volte para a página onde você gostaria de adicionar o link em sua página textual/hipertextual do curso e clique no botão Editar do menu de ferramentas de edição.
  4. Na área de conteúdo que você está produzindo, selecione o texto que irá conter o link.
  5. Clique no botão Inserir link  da barra de ferramentas acima da área de conteúdo.
  6. Na caixa de diálogo que se abre, insira o cursor do mouse e cole o link (ctrl + V no teclado).
  7. Clique no botão OK.

Obs.: Se desejar que o seu texto faça referência a alguma página da Web, ou seja, links externos, digite o endereço web que você escolheu entre colchetes, como exemplo: [http://www.portalmec.gov.br].

 

Como inserir uma Imagem em sua página textual/hipertextual

  1. Em um navegador da Web, localize a imagem que você gostaria de exibir em sua página textual/hipertextual do curso.
  2. Botão direito do mouse sobre a imagem e escolha Abrir link em uma nova janela.
  3. Selecione e copie o endereço da imagem (ctrl + C no teclado).
  4. Volte para a sua página textual/hipertextual do curso onde você gostaria de adicionar a imagem e clique no botão Editar do menu de ferramentas de edição.
  5. Na área de conteúdo que você está produzindo, selecione com o cursor do mouse o local que irá receber a imagem.
  6. Clique no botão Inserir Imagem na barra de ferramentas acima da área de conteúdo.
  7. Na caixade diálogo que se abre, insira o cursor do mouse e cole o endereço da imagem já selecionado (ctrl V no teclado), a seguir escreva um título para a imagem nesta caixa de diálogo.
  8. Clique no botão OK.
  9. Para redimensionar a imagem, clique sobre ela uma vez e arraste seus cantos.

Obs.: É possível inserir uma imagem, simplesmente copiando a imagem no site desejado (ctrl + C) e colando-a na página que você está produzindo (ctrl + V).

 

Como inserir uma Tabela em sua página textual/hipertextual

  1. Na área de conteúdo que você está produzindo, selecione com o cursor do mouse o local que irá receber a tabela.
  2. Clique no botão Inserir nova tabela na barra de ferramentas acima da área de conteúdo.
  3. Na caixade diálogo que se abre, configure a tabela, informando o número de colunas, de linhas, bordas, largura, altura, etc., a seguir clicar em Inserir.
  4. Após a tabela ser inserida, você poderá editá-la segundo a sua preferência, para isso, basta selecioná-la completamente ou parte dela e clicar com o botão direito do mouse, que mais ferramentas de formatação da tabela aparecerão.
  5. Clique no botão OK.

 

Critérios de Avaliação

  • Participar da atividade dentro do prazo previsto.
  • Apresentar um Plano de Ação coerente com o que foi estudado durante o curso, levando em consideração as sugestões e discussões de tudo o que foi visto nas duas etapas do curso de extensão.
  • Apresentar o item "Problema e Diagnóstico do Problema", apontando um problema que foi levantado a partir do diagnóstico realizado nas atividades anteriores.
  • Apresentar, no item "Proposta de ação", uma (ou duas) ação(ões) para o problema levantado.
  • Apresentar, no item "Objetivos da ação", os objetivos da ação proposta para o problema levantado.
  • Apresentar, no item "Procedimentos da ação", os procedimentos detalhados necessários para operacionalizar a ação proposta.
  • Apresentar, no item "Cronograma da ação", os procedimentos da ação, ordenados de forma temporal.
  • Apresentar, no item "Acompanhamento da ação", a forma de acompanhamento da operacionalização da proposta e de seus resultados.
  • Demonstrar leitura dos conteúdos tratados nos tópicos dos Cadernos e textos indicados.
  • Articular suas reflexões às informações coletadas durante a participação nos Módulos desta Fase.
  • Escrever suas ideias com clareza, objetividade, coesão e coerência, obedecendo às normas gramaticais da língua portuguesa.
  • Entregar a atividade de acordo com as normas de apresentação (cabeçalho, citação de fonte e bibliografia).

 

Acompanhe suas notas no bloco "Notas LV".

 

  • Para acessar suas notas basta clicar em "Avaliação Processual" no bloco "Notas LV" acima e, a seguir, acessar os Vetores-Aprendizagem de cada atividade.

   

 

  

  • Por meio dos seguintes ícones, vamos avaliar seu trabalho de produção textual/hipertextual:

 

Notas LV Texto/Hipertexto

LV Ícone

Escala

Qualitativa

Valor Associado a Domínio de Conteúdo - Pontualidade/Apresentação

Muito Bom

Excelente domínio de conteúdo

10,0

9,98

9,91

9,81

9,66

Bom

Bom domínio de conteúdo

9,47

9,24

8,97

8,66

8,31

Regular

Razoável domínio de conteúdo

7,93

7,52

7,07

6,59

6,09

Fraco

Fraco domínio de conteúdo

5,56

5,00

4,42

3,83

3,21

Não Satisfatório

Ideias desconexas e sem muita relação com a atividade proposta

2,59

1,95

1,31

0,70

0,00

Neutro

Trabalho sem relação alguma com o tema proposto, ou página em branco

Não Agrega Nota

 

 

 

Se as dúvidas persistirem, entre em contato com seu tutor!

 

Bom Trabalho!